É Difícil Escrever Músicas?

É Difícil Escrever Músicas?

É Difícil Escrever Músicas? Afinal, Realmente Precisamos De Inspiração?

Por que algumas pessoas parecem ter muita facilidade para commúsicas, enquanto outras pessoas não?

Estes dias eu estava pensando sobre a minha profissão. Sobre quando me perguntam o que um Produtor Musical faz…

Resumindo: somos responsáveis todo o processo de uma gravação, até a música finalizada.

Mas, a coisa mais importante que fazemos é montar o REPERTÓRIO (ou ajudar o artista montar).

Você já pensou? “Apenas” uma composição pode mudar a carreira de um artista. Pode, literalmente, render milhões de reais; pode marcar uma geração.

O ideal seria sempre termos ótimas composições para trabalhar, MAS, no dia a dia, eu também preciso “corrigir” composições, reorganizar as partes, sugerir alterações em letra, redesenhar melodias, enfim.

Mas afinal de contas é Difícil Escrever Músicas?

A resposta é SIM, se você ficar esperando a tal “inspiração”. NÃO, se você conhece um método de escrever músicas. E, principalmente praticar. Só ficamos bons naquilo que fazemos.

Infelizmente, de tanto ouvir sobre “inspiração”, muitas pessoas acabam acreditando que realmente precisam dela para compor. Mas, não precisam, necessariamente.

A inspiração faz parte do processo de criação de uma músicas, mas ela só é ativada quando quem tenta comjá tem um conhecimento sobre técnicas e modelos sobre composição.

Então, nesse caso a inspiração ganha o seu sentido real: Ela é apenas o resultado de algo que você já sabia fazer e, que algum evento, foi ativada.

Este evento de “ativação” pode ter sido um história que você ouviu; um cena que você viu; uma música que você ouviu etc.

Eu vejo que ainda falta muita clareza para muitos que tentam compor. Em parte estas crenças como:

“Eu preciso saber tocar ou cantar muito bem para compor.”

“Commúsica é um dom de poucos.”

“Commúsicas não é algo que se aprender.”

Estas frase são apenas crenças limitantes. Pois, não é necessário tocar ou cantar muito bem para commúsicas. Nem é um dom para poucos. Muito menos é algo que não se possa aprender.

Se você quiser saber mais sobre técnicas simples e fáceis par você comsuas músicas, se inscreva neste link para ter acesso a uma aula gratuita sobre composição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *