Como Começar a Carreira Musical

Como começar a carreira musical. Acho que este é o questionamento de todo artista que quer começar.

Como começar a carreira musical. Acho que este é o questionamento de todo artista que quer iniciar a sua carreira musical.

Vale lembrar que todo artista começa pequeno. Isso é o normal. Você, artista não pode ignorar esta tão importante fase que é o início.

Então, comece com o que você tem hoje e, faça da melhor maneira possível.

Está sem tempo para ler? Ouça o Podcast!

Eu tive um colega na adolescência que tinha o sonho de gravar um CD. Até aí, tudo bem. Todos nós naquela época compartilhávamos do mesmo sonho. Eu o reencontrei inúmeras vezes ao longo de uma década e ele sempre voltava a falar do “sonho de gravar um CD”; o sonho de iniciar sua carreira musical com este CD, porém ele nunca começou.

O problema é que nem sempre o artista consegue iniciar sua carreira gravando um álbum. E, aqui está o ponto principal deste post. Comece como o que você tem hoje. Se você pode iniciar com apenas um EP com seis músicas, comece! Se for com apenas quatro músicas, comece! Apenas uma? Comece!

Steve Jobs, fundador da Apple disse uma frase muito interessante: “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Isso sintetiza o que eu escrevi no início do post sobre começar com o que você tem hoje. O começar é importante, independente de como você começa.

Como Começar Com Pouca Grana?

Vídeos No Youtube, Facebook e Instagram

Hoje qualquer smartphone tem uma câmera suficientemente boa para fazer vídeos e áudio. Grave as suas músicas autorais ou cover num ambiente bem iluminado (geralmente perto da janela) e publique.

Não é mito. Vários artistas são descobertos com vídeos simples de Youtube.

Violão e Voz ou Piano e Voz em Estúdio de Gravação

Se você toca violão ou teclado ou tem alguém que possa tocar pra você, faça uma gravação “live” no estúdio. Ensaie bastante até ficar o melhor possível, então alugue duas ou três horas no estúdio que você couber no seu orçamento e separe o tempo em duas partes:

Na metade do tempo você grava tocando e cantando ao mesmo tempo, como fosse um show, porém está sendo gravado. Na outra metade do tempo faça a mixagem e masterização.
Chegar muito bem ensaiado é extremamente importante, pois o tempo voa no estúdio e, lembre-se: a grana tá curta, certo?

Grave um Single (música avulsa)

Se você tiver com um pouco mais de grana, escolha a melhor música que você tiver e grave um single. Hoje, com os streamings de música (iTunes, Spotify, Deezer etc) é possível começar a carreira com apenas uma música. Algo que era praticamente impossível há poucos anos.

Se você curtiu estas dicas, compartilhe com seu amigos.

Um grande abraço e até o próximo post.

Assista e compartilhe esse conteúdo em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *