Foque no lançamento de singles e não no lançamento de álbuns.
Os tempos mudaram e novas estratégias são fundamentais para os artistas conseguir mais fãs, fidelizar os fãs “antigos” e fazer sua carreira crescer.
Vou explicar como lançar singles vai ajudar a artista conseguir mais fãs.
Está sem tempo para ler? Ouça o Podcast!
Quando um artista faz o lançamento de um álbum (CD, EP), ele está colocando todos os seus esforços em lançar apenas um produto. Independente de quantas músicas o trabalho tenha, ele é apenas um único produto.
Após lançar o álbum, ele vai “durar” um por um tempo; o público vai ouvir e depois esse lançamento deixa de ser novidade e começa a cair no esquecimento.
Em qual intervalo de tempo o artista vai conseguir lançar um novo álbum? Dois anos, três anos, cinco anos?
Exceto artistas totalmente consolidados, e com vários trabalhos lançados, podem se dar ao luxo de ter um intervalo de tempo tão grande entre um lançamento e outro.
Como encontrar a solução?
O problema e a solução encontram-se justamente aqui. Pois, sabendo dessa vida útil de um lançamento o artista vai usar isso a seu favor.
A melhor estratégia para o artista independente é lançar singles.
Assim, você entrega uma novidade, um lançamento para os seus fãs em um menor espaço de tempo. Pode ser quinzenal, mensal, bimestral. Cada artista vai definir o seu intervalo.
O importante é o artista transformar estes lançamentos em interação e engajamento contínuos com os fãs, pois estamos na era do dinamismo. Hoje é mais fácil e rápido um artista cair no esquecimento.
Basicamente entre um lançamento de single e outro o artista deve fazer ações de pré-lançamento; lançamento e pós lançamento.
Obviamente, não estou condenando o lançamento de álbuns. Existe estratégia para isso também, e eu posso falar sobre isso num outro post.
Mais o foco do post é sobre as vantagens dos singles para a maioria dos artistas.
Deixe o seu comentário e compartilhe com algum amigo.
Até o próximo post!