Quem nunca comprou um cd pela capa? Eu já!
Vou te contar um a pequena história. Certa vez – na época onde a gente comprava CDs nas lojas – eu entrei numa loja e fui na sessão do estilo musical que eu gostava. Na prateleira, uma capa me chamou a atenção, então eu peguei o CD para ouvir (sim, na loja era possível ouvir os CDs antes de comprar e adivinhe? Eu curti o som e comprei o CD.
Está sem tempo para ler? Ouça o Podcast!
O mérito, primeiramente foi da capa do CD. Em segundo lugar, o som da banda era muito legal. Então a capa foi responsável por me atrair para o som da banda.
A capa representou muito bem o conteúdo musical dos caras, que era muito bom! Se não fosse ela eu não teria observado aquele CD, já que era uma banda que eu não conhecia até o momento.
Uma capa de música ou de álbum bem feita separa os homens dos meninos. Os profissionais dos amadoras. Ela gera a primeira impressão, principalmente nas pessoas que ainda te conhecem.
Se você estiver passando pelo feed do seu player de música (Spotify, Deezer, iTunes, etc) e passar por você uma capa bacana, mesmo que seja um artista que você não conhece, provavelmente você vai clicar pra ouvir o som. O contrário também acontece. Se a capa for amadora, você não sentirá vontade de ouvir o som.
Isso é simples de explicar: se a capa é legal, provavelmente você vai achar que o som é legal. Se a capa é amadora, você vai achar que o som também é amador.
Como fazer uma boa capa?
1º Coerência
Primeiramente, é preciso coerência. A capa tem que representar o conteúdo musical. Seja do single, EP ou álbum.
2º Criatividade
Uma capa boa não é, necessariamente, a capa feita com as técnicas mais mirabolantes do Photoshop. Muitas vezes uma capa clean (com ou sem foto) pode ser a melhor opção para o seu trabalho.
3º Referência
Quando você for contratar alguém para fazer a sua capa use alguma fonte de referência. Ou seja, use alguma capa já existente como ponto de partida.
Não estou falando de plágio. Use uma capa como referência para a comunicação entre você e o design gráfico ter menos ruído e, assim conseguir o resultado esperado mais rápido.
Se estas dicas te ajudaram, compartilhe esse post, o vídeo ou o podcast com seus amigos músicos.
Um abraço e até o próximo post.
Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
Compartilhei no meu pinterest.
Obrigado, Cláudio! 😉