O Artista Precisa Ter Música Gravada Para Existir

PARA-SER-ARTISTA-VOCE-PRECISA

As pessoas não podem ver um músico que logo perguntam: “Você tem banda? Vocês já gravaram um CD”? Se a minha resposta fosse “sim” eu percebia o olhar de satisfação de quem perguntava, porém se a minha resposta fosse “não”, automaticamente eu percebia o olhar de descrédito desta mesma pessoa.

Eu já ouvi esta pergunta várias vezes e, depois de algum tempo passei a entender que as pessoas que faziam esta pergunta tinham razão. Dizem que o “cliente tem sempre razão” e – neste caso – eu digo que o “público tem sempre razão.

No caso de um músico que trabalha com banda baile; professor de música; ou artista que não precisar gravar, etc tudo bem! Esta afirmação não se enquadra. Porém, se você tem o sonho de ter uma banda autoral ou uma carreira solo, enquanto você não tiver música gravada, você não existe.

Está sem tempo para ler? Ouça o Podcast!

A música gravada é uma espécie de validação da carreira. A concretização de que o talento de um artista foi digno de ser registrado numa música (fonograma) e, que agora, ele existe e pode ser chamado de artista (ou banda), mas Como Começar a Carreira Musical? Acho que este é o questionamento de todo artista que quer iniciar a sua carreira musical.

Vamos para uma questão prática: Em várias situações profissionais o artista precisará enviar o seu portfólio com pelo menos uma música gravada, o link de perfil do Spotify, Apple Music, Site entre outras informações. O artista que não tem nada disso, simplesmente não consegue provar que existe. É uma questão lógica.

Eu vejo, quase diariamente, artista ainda pensando em CD, Álbum e, o custo para produzir um álbum com 10, 12 músicas se torna um empecilho para o sonho se tornar realidade.

MAS NÃO SE PREOCUPE! Hoje é MUITO mais fácil iniciar uma carreira musical do que anos atrás. Atualmente, com o advento das plataformas digitais, um cantor ou banda pode iniciar sua carreira com a penas uma música (single) e lança-la nas plataformas de música e redes sociais. Leia o passo-a-passo para colocar suas músicas gratuitamente no Spotify, Deezer, iTunes etc.

Vou deixar o link de outros artigos que eu escrevi que podem te ajudar a passar a existir como artista:

Como Colocar Suas Músicas Gratuitamente no Spotify, Deezer etc
Todo Músico Deveria Ouvir Isto
Comece Sua Carreira Musica Hoje

Assista e compartilhe esse conteúdo em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *